

Viver + Minas
Imagine-se em uma viagem percorrendo sete cidades, vivenciando a rica paisagem cultural e gastronômica mineira.
Descubra as joias do barroco oitentista, o conjunto arquitetônico moderno de Oscar Niemeyer, e mergulhe na experiência incomparável de Inhotim, que une paisagismo, arquitetura de ponta e instalações de arte contemporânea no maior museu a céu aberto da América Latina.
​
Nossa jornada será guiada por Luciana Eloy, mestra e pesquisadora em arte, por guias locais, com o acompanhamento da nossa dedicada equipe Viver + Cultura.
Serão oito dias de experiências únicas, unindo o saber e o prazer contemplativo e sensitivo, seguindo nossa proposta: Ver o mundo com os olhos da arte e da Cultura!
​
Conheça a programação!


.jpg)


Belo Horizonte
Chegando no dia 10/09 saindo no dia 11/09:
Hospedados no Hotel Allia Gran Pampulha, dedicaremos um dia à capital mineira, suas belezas e sabores. BH é uma cidade alta e arborizada com um belíssimo centro histórico, mercados e espaços culturais que abrigam relevantes acervos, artesanato e exposições.
O incomparável Conjunto Arquitetônico da Pampulha, com o título de paisagem cultural pela Unesco, a Pampulha é um marco urbanístico modernista no Brasil, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer com colaboração do grande artista Cândido Portinari e paisagismo de Burle Marx.




Sabará
Chegando no dia 11/09 para uma visita de 3 horas de duração:
Nossa primeira cidade histórica a ser visitada é Sabará, bem próxima de BH, essa pitoresca cidade ainda guarda o encanto de vilarejo colonial do século XIX, sendo uma das primeiras cidades do Ciclo do Ouro de Minas Gerais.
Repleta de pequenas capelas barrocas, uma linda Casa da Ópera (Teatro Municipal) construída ao modelo do teatro elizabetano inglês e seu pitoresco Chafariz do kaquende que jorra água cristalina desde 1557.




Inhotim
Chegando no dia 11/09 e saindo no dia 14/09:
Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte, abriga o famoso Parque do INHOTIM. Originalmente uma área de mata de Tamboril transformada pelo visionário projeto de um colecionador de arte no maior e mais distinto acervo de arte contemporânea a céu aberto do mundo, em seus 140 hectares de Cerrado e Mata Atlântica.
​
PAISAGISMO DE INHOTIM


JARDIM DE TODOS OS SENTIDOS
JARDIM DE TRANSIÇÃO


ORQUIDÁRIO
JARDIM DESÉRTICO
ARQUITETURA DE INHOTIM
O Inhotim nos oferece uma experiência singular ao mesclar natureza, arte e arquitetura com pavilhões espetaculares. Conhecido como um dos destinos de turismo cultural mais diferenciados do mundo, nesse oásis de arte e natureza faremos uma imersão de dois dias de profunda conexão com a paisagem natural e fascinantes experiências artísticas.


ARTE CONTEMPORÂNEA DE INHOTIM


YAYOI KUSAMA, NARCISSUS GARDEN
LIGYA PAPE, TTÉIA


OLAFUR ELIASSON, SUDDEN INTUITIVE REALIZATION
CHRIS BURDEN, BEAM DROP
GASTRONOMIA DE INHOTIM
Vamos experimentar a deliciosa gastronomia de fusões mineiras e contemporâneas em restaurantes e espaços inseridos na paisagem do Inhotim como uma prazerosa pausa durante a nossa visitação.







Congonhas
Chegando dia 14/09 para uma visita de 4 horas de duração:
Nossa jornada continua em Congonhas do Campo, santuário vivo de imagens sacras de Aleijadinho.
​
Esse Santuário (1757) é um importante centro de peregrinação religiosa, foi elevado a Patrimônio Mundial pela Unesco em 1985, tornando ainda mais relevante para o mundo a obra-prima de Aleijadinho que reúne as extraordinárias cenas da Via Crucis, a última ceia e os 12 profetas esculpidos em pedra sabão na entrada da basílica do Bom Jesus de Matosinhos.





Ouro Preto
Chegada no dia 14/09 até 17/09:
Será nosso pouso por três dias, um tempo para imergir na história e nas belezas dessa cidade símbolo do esplendor barroco brasileiro. Em um poético tour guiado, exploraremos a paisagem cultural da antiga Vila Rica, principal cidade do Ciclo do Ouro e cenário da Inconfidência Mineira. Visitaremos uma extinta mina de ouro, os recantos de Marília e Dirceu de Antônio Gonzaga, contemplando a arquitetura dos casarios, as igrejas e as obras memoráveis de Aleijadinho e Mestre Ataíde. Caminharemos pelas bucólicas ruas de Ouro Preto, apreciando as lojinhas, a feira de artesanato e a nostálgica atmosfera mineira.


Mariana
Uma visita de 4 horas no dia 16/09:
Primeira capital do estado de Minas e uma das mais importantes do Circuito do Ouro. De arraial da Vila do Ribeirão do Carmo, em 1745 foi rebatizada de Mariana em homenagem a D. Maria da Áustria, esposa de D. João V. Em meio a montanhas Mariana, concentrou riquezas, atraindo comerciantes e exploradores de ouro. Em sua praça central estão duas joias da arquitetura barroca mineira: a Igreja de Nossa Senhora das Mercês e do Rosário.






Lavras Novas
Dia 17/09 uma visita de 4 horas de duração:
Completa as 7 cidades de nosso circuito cultural de belezas de Minas Gerais. Cidade de ar bucólico, Lavras Novas encanta com suas pitorescas casinhas coloridas e paisagens naturais repletas de matas, trilhas e cachoeiras. Destino perfeito para o ecoturismo e para viajantes atraídos por sua aura acolhedora e tranquila. Em Lavras Novas, o tempo parece ter parado, mantendo o charme de um povoado que valoriza a natureza, a música e gastronomia. Será uma pausa para contemplar um lugar sereno, sentir aroma da terra e mato, apreciando o artesanato local e se deliciando com temperos da terra.



HOTEL VILLE DE MONTAGNE BRUMADINHO - (3 ESTRELAS)



HOTEL ALLIA GRAN PAMPULHA BELO HORIZONTE - (4 ESTRELAS)



POUSADA ARCANJO - (4 ESTRELAS)